As telas ou cercamentos são imprescindíveis nas construções civis. Elas garantem proteção e segurança a todos que ali trabalham.
A sua principal característica das telas é a flexibilidade, permitindo aos trabalhadores maior mobilidade e proteção em vãos e sacadas de diversas dimensões. Porém, quando a obra ultrapassa os limites estabelecidos, as telas não são muito eficazes, se fazendo necessária a instalação de cercamentos e/ou tapumes, para delimitar a área que está em construção.
Muitos são os tipos de cercamentos e telas que podem ser utilizados nas obras. Conheça alguns deles abaixo.
Tipos de redes de segurança
Cercamento de tapumes
Os tapumes podem ser de madeira ou alumínio, cercam a obra e protegem as pessoas que passam ao redor. São muito utilizados, especialmente pela sua fácil instalação, valor baixo e acessível.
Telas fachadeiras
Esse tipo de tela é o mais comum em grandes construções civis. São colocadas ao redor de toda a obra, protegendo-a totalmente. Impedem a queda de materiais e asseguram a mobilidade dos trabalhadores.
Devido a sua importância, não é qualquer tipo de tela que pode ser usada como rede de segurança. Para que possa ser usada de maneira semelhante, em sua etiqueta devem constar as seguintes informações:
- Nome do logotipo e/ou fabricante;
- A capacidade de absorção de energia da malha (2,3kJ);
- Selo do órgão certificador independente;
- Designação conforme a norma EM 1263-1;
- Número de identificação;
- Data de fabricação e qualidade.
As redes domésticas e recreativas não atendem as normas exigidas, por isso, estão fora das opções para grandes obras. É importante também ter o Manuel de instruções e uma declaração de conformidade dada pelo fabricante.
As telas também apresentam diversos modelos, cada qual com uma característica e instalação específica. São eles:
TELA EM SISTEMA “V”
É composta por cordas perimetrais fixadas em um suporte metálico do tipo forca. Impede, principalmente, a queda de trabalhadores e materiais, uma vez que fecha completamente o perímetro da construção.
TELA EM SISTEMA “S”
É composta por cordas perimetrais em redes na horizontal. Por sua versatilidade, pode ser fixada em qualquer tipo de estrutura (madeira, metal, concreto) e de variadas formas. Previne e limita a queda de objetos e pessoas.
TELA EM SISTEMA “U”
Composta por cordas perimetrais e fixada na vertical. Deve fechar todo o local a ser protegido, impedindo quedas na área de trânsito. É o sistema que mais apresenta exigências além das normas obrigatórias de telas: nós a cada 50 cm, resistência de ruptura mínima de 7,5 kN e energia mínima de absorção de 2,3 kJ.
TELA EM SISTEMA “T”
É composta por cordas perimetrais na horizontal, fixadas em suportes tipo bandeja. Estes, são instalados diretamente na borda da construção. Amortece quedas de objetos formando uma “bolsa” que os envolve.
Conte com a Pasini Telas na proteção do seu lar!
Há mais de 30 anos no mercado de telas e cercamentos, somos especialistas em produzir materiais para a proteção residencial como cercas e concertinas.
Contamos com uma equipe especializada que é capaz de te auxiliar no projeto, orientando pelo melhor caminho que deve ser seguido para proteger sua família e o seu patrimônio, desde a escolha do tipo de cercamento até os melhores materiais.
Acesse, fale com a nossa equipe e solicite agora mesmo o seu orçamento!